[GTER] Roteador para receber BGP FULL.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jun 15 11:01:40 -03 2010

> Em contato para aquisição o vendedor esta me garantindo que o 3845 não
> consegue rodar o BGP FULL e muito menos MP-BGP FULL.

A Cisco sugere rodar o 3845 com até 50 mil rotas, e há bem mais do que
isso na tabela pública de rotas IPv4 hoje... some IPv6, MPLS e rotas
internas e o crescimento da tabela dentro da vida útil do roteador, e
500 mil rotas já está no limiar.

> Gostaria  de saber se tem alguém rodando estas versões e em qual roteador
> estão rodando e como esta a performance por favor.

O último Cisco que especifiquei para esse papel foi um ASR-1002. O
ASR-1002 Fixed, não modular, por exemplo. O preço dele é que você não
vai gostar... este ano tem aparecido Juniper M7i com preços bons, vale
considerar.

> Não estou considerando os LG por não terem trafego efetivo etc...

LG ou Route-Reflectors ? Route-Reflectors precisam de boa CPU e
memória, mesmo que não façam forward... há quem sugira um ASR-1004 com
RP2 para essa função (O ASR-1002 vem com RP1).

> Bom em questão de trafego serão utilizados dois links de 34Mb, sendo 1 em
> cada roteador, possivelmente uma conexão futura com um PTT METRO de 100Mb.

Hoje o PTT-Metro de SP tem uns 2800 prefixos, não seria melhor
trabalhar com partial-routing de rotas nacionais e de peering e manter
dentro do número de prefixos dos modelos menores, tipo os 50 mil do
3845 ?

> Pergunta 2:
>
> Ainda gostaria de saber se alguém tem utilizado roteadores de maior porte,
> agregando os links intersite (aproximadamente  20 links BW total 400Mbps) e
> os links internet(BW total 70Mbps) na mesma caixa, tipo utilizando um
> roteador 7606 ou algo parecido.

Se não precisar de full-routing, um ME6524 faz isso sem problemas.
O 7606 também o fará, e se tiver uma PFC da família XL, também com
full-routing.

Rubens