[GTER] Res: BGP Communities

IPTelligent SysOp sysop at iptelligent.com
Mon Jun 14 10:57:34 -03 2010

Rubens/Giuliano,

Só não esqueçam que esse tipo de filtragem irá colocar os chamados "AS
globais" como peers internacionais, quando na verdade você faz peering
com eles nacionalmente.
Ex.: o Google, que tem um AS só no mundo inteiro e que foi emitido pela
ARIN, com direito a US na 2a coluna. Ou a Global Crossing, Spring e
outros carriers que usam um ASN só em mais de uma região. Você terá
eles, através desta filtragem, marcados como trânsito internacional,
quando na verdade o Google está lá no PTT.BR fazendo peering de graça.

A idéia do Giuliano vai dar certo se for implementada como communities
emitidas por cada operadora (que aí sim, irá dar uma versão sua de quem
é exchange nacional e quem é trânsito internacional PARA ELA
especificamente). Mas, sinceramente IMHO, creio que a tendência hoje em
dia é de justamente livrar-se de mais este trabalho, já que por estas
bandas brasileiras não se tem o costume de separar ou cobrar pelo
tráfego internacional mais caro do que o nacional (isso acontece na
África, em meia dúzia de países asiáticos, e em um ou outro datacenter
europeu que promete mundos e fundos a preços muito baixos e depende
largamente de peering. Com o preço da banda caindo para patamares menos
astronômicos (e isso deve se refletir agora ainda mais com o PNBL), não
fará muita diferença em termos de custo, se o seu trânsito "sai pra
dentro" ou "sai pra fora" (acho que é um dos únicos casos em que não se
considera pleonasmo ;-)
Existe também a questão de que isso pode ser considerado, pela
operadora, uma vantagem competitiva (a de não entregar "de bandeja"
para a concorrência  ou para os clientes como funciona a sua malha
interna de rede e onde ela faz peering privado com quem). Lembro de
outro dia mesmo a Global Crossing me dizendo que não ia me passar uma
lista de POPs em que eles estavam presentes no Rio de Janeiro, porque
consideram informação privilegiada de uso interno; eu é quem deveria
passar a eles cada um dos endereços que me interessassem para eles
checarem na lista se podia ou não - mas não me podiam passar a lista em
si.

Dito o parágrafo anterior, não seria mais fácil dar uma repensada na
estratégia-raiz, para tentar evitar "andar pra trás"?

[]s
Rafael Cresci