[GTER] Res: BGP Communities

GIULIANOCM (UOL) giulianocm at uol.com.br
Sun Jun 13 18:37:48 -03 2010

Joelson,

Obrigado pelo retorno.

> Você quer marcar suas rotas com communities para que sejam (ou não) divulgadas para peers internacionais? (Tráfego entrante); ou...

Isso mesmo.

Marcar de 3 maneiras a divulgacao dos meus clientes para os peer de
upstrem:

	- so pra nacionais
	- so pra internacionais
	- pra nacionais e pra internacionais ao mesmo tempo

> Se for o primeiro caso, se você conversar com seus provedores de trânsito, talvez eles possam implementar isso para você.
Criando, por exemplo, communities do tipo "no-export-peers-internacionais".

Já se for o segundo caso, desconheço se alguém faz esse tipo de
marcação. Acho que a única forma de fazer isso é com "AS path filters".

Mas dai eu preciso saber quais ASN sao nacionais e quais sao internacionais.

Existe algum local ou referencia onde eu possa pegar uma lista como essa
ja com todas as informacoes agregadas ?

Como essa lista podera ser atualizda diariamente ?

Ou somente as operadoras tem essa informacao ?

Fico no aguardo,

Obrigado,

Giuliano