[GTER] Ip's de operadoras para monitoramento

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jul 6 12:02:58 -03 2010

Além da questão de alterações de rotas, os IPs de traceroutes são IPs
de roteadores, que em muitos casos despriorizam respostas que o
próprio roteador tenha que gerar. Em geral os sites das operadoras tem
apenas a própria operadora como uplink, então hping2 em porta TCP 80
para esses sites costuma ser um método efetivo de medir latência.

Outra fonte de IPs de teste de latência são os pools de servidores NTP, :

$ host pool.ntp.br
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.7.193
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::193
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186

$ host br.pool.ntp.org
br.pool.ntp.org has address 200.160.0.8
br.pool.ntp.org has address 146.164.53.65
br.pool.ntp.org has address 200.144.121.33

E nesses casos a melhor forma de medir latência é exatamente o
protocolo NTP. A diversidade de sistemas autônomos com servidores NTP
aí listados não é alta, mas alguma pesquisa pode localizar os
servidores NTP com possibilidade de acesso das operadoras que você
quer medir.

As máquinas do serviço TTM do RIPE também respondem NTP, e há várias
delas no Brasil em diferentes backbones, vide mapa em
http://www.ripe.net/projects/ttm/Plots/map_index.cgi

As máquinas do TTM tem entradas DNS na forma tt<numero>.ripe.net.

Rubens