[GTER] Portas 445, 135, 137...

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Jan 27 15:08:44 -02 2010

On Wed, 27 Jan 2010, João Lyma wrote:

> Danton,
>
> Geralmente concordo com suas boas opniões, mas desta vez devo discordar.
> O provedor que bloqueia estas portas não está prestando um serviço ao
> cliente, e sim sanitizando sua infra estrutura de rede.

bem, acho que há dois sentidos para provedor aqui. se estamos falando de
carriers (tipo embratel, global crossing), acho que elas não tem que
filtrar coisa nenhuma. se estamos falando de provedor ao usuário final
tipo speedy, tv a cabo, etc. aí concordo que deve ter um firewall na
ponta, cortando essas e algumas outras portas. a palavra 'provedor' tem
mais de um significado e eu me referia a provedor com P maiúsculo.

de qualquer jeito o usuário corporativo deve cuidar de filtrar essas
coisas feias em seu próprio firewall.