[GTER] RES: mais dois blocos IPv4 alocados para o APNIC, restam 9, 37% do total.

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Wed Jan 20 12:38:23 -02 2010

Mas como foi muito bem lembrado pelos colegas, o maior problema continua
sendo a demora das principais operadoras em oferecer o transporte.
Entretanto, uma coisa é ligada à outra, existe um conflito de interesses.

O problema não é técnico, e sim político de todos os  lados:

1 - O LACNIC demonstra a intenção futura de dobrar o faturamento mas não
sabe o momento certo;
2 - As Operadoras estão aguardando até o último minuto para decidir quem vai
pagar a conta do upgrade e atualização do know-how;
3 - Os pequenos estão esperando as operadoras e o LACNIC decidirem, antes de
pensar em botar a mão no bolso.

 Na minha opinião, o LACNIC tem que tomar a frente e sair de cima do muro.
Tem que tratar o IPv6 como SUBSTITUIÇÃO de um protocolo obsoleto, e não como
mais um produto.

PS: se a intenção de cobrar IPv4+IPv6 for para acelerar a desativação do
IPv4, o tiro vai sair pela culatra: O que vai acontecer é a resistência à
troca do protocolo e daqui 10 anos teremos pequenas ilhas IPv6-only
interligadas por túneis em poucos centros de roteamento, o que ja acontece
hoje e não é nada bom.

[]'s
Alfredo