[GTER] RES: mais dois blocos IPv4 alocados para o APNIC, restam 9, 37% do total.

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Jan 20 11:50:44 -02 2010

Eduardo Schoedler wrote:
> "OBS: Atualmente e até nova resolução, as organizações que qualifiquem para
> receber blocos de endereço IPv6 estarão isentas de pagamento deste recurso.
> Enquanto não houver cobrança, o bloco IPv6 não será contabilizado para
> classificação das entidades."
>
> O Nic.br está com essa política para fomentar a adoção do IPv6 no Brasil.
>
> Referências:
> [1] http://registro.br/info/cidr.html

Olhe no LACNIC.  Esta gratuidade está garantida (POR ENQUANTO) só até
2012... a menos que eles tenham publicado alguma resolução à respeito
nos últimos 2 meses (não olhei recentemente).

O NIC repassa as promoções do LACNIC, e não sei se eles teriam como
manter a gratuidade quando a mesma acabar no LACNIC.

Na minha opinião, acho que é hora de começar a mexer os pauzinhos para
ampliar o prazo de gratuidade até 2015.  Pelo andar da carruagem, em
2012 ainda não vamos ter mercado de IPv6 o suficiente para justificar
investimento em bloco IPv6.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.