[GTER] RES: Data para Bloqueio da porta 25

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Thu Jan 7 14:38:33 -02 2010

Toledo,

Enquanto o benefício não for claro poucos vão se mexer pra mudar.

Atualmente os programas MTA já sabem diferir entre client->server e
server->server, porém, é muito simples de enganar o MTA. Não acho que
diferir a porta vá resolver a questão.

Outro ponto que acho que deve ser considerado é a liberdade do usuário,
eu desisti do Virtua no primeiro dia de uso pelo fato deles bloquearem a
porta 53/udp, não acho válido esse tipo de bloqueio, se eu quero usar a
Internet para estudos e testes eu acredito ter este direito, não estou
ferindo ninguém. Se pessoas fazem mal uso da liberdade que lhes é dada,
esses que paguem por seus erros.

A "simples" mudança de portas via gerar uma dor de cabeça sem tamanho,
milhares de ligações para SACs, os usuários vão ter  que reaprender a
configurar seus MUAs, os desenvolvedores vão ficar em dúvida entre qual
porta manter como padrão, a MS via manter uma, o povo do Mozilla outra e
o Mail mais uma.... E tudo isso para que?!!? Não consegui ver esta
mudança como um investimento até o momento, só vejo como um tremendo gasto.

Att,

Catunda.