[GTER] RES: Navegação através de proxy transparente ficando lenta até parar...

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Tue Jan 5 15:11:13 -02 2010

Olá para todos.

Vou comentar algumas vantagens práticas que já tive com o uso de
reiserfs. Os comentários são para uso genérico, não apenas para cache_dir.

Geralmente a recomendação de reiserfs é para trabalhar com muitos
arquivos pequenos, este é um ponto que realmente faz muita diferença. No
ext3 o número máximo de arquivos que se pode ter em uma partição é
calculado da seguinte forma: Número total de bytes da partição / (2^13)
No reiserfs podemos ter por volta de 4bilhões de arquivos.
Tive problemas uma vez com um tar.gz que continha uns 9 milhõs de
arquivos, minha partição tem ~100GB, vamos fazer as contas:
bytes da partição / 2^13
103.250.124.800 / 8192 = 12.603.775
Pois bem, como a partição já estava bem usada, foi totalmente impossível
descompactar o arquivo, acabaram os inodes do ext3. Sem comentar o tempo
que levou para descompactar, foram mais de 12 horas esperando, a pasta
foi aumentando sem parar e não terminava nunca, tenho a impressão que o
fs se perdeu completamente.

Então criei uma partição reiser, mandei descompactar e depois de uns 20
minutos estava tudo lá, sem problemas.

Sobre a corrupção de dados também não tenho boas experiências com ext,
com reiserfs tenho bem menos corrupção e mais sucesso na restauração de
arquivos.

Por outro lado, ext oferece algumas opções que podem ser vitais para um
determinado serviço, um caso tipico que tenho aqui na infra é a opção de
montagem com acl que é necessária para ter um bom controle de permissões
com o PDC e tudo mais. Até onde eu saiba o reiserfs não tem esta opção.

No final das contas acho que para proxy a decisão do fs a se usar
depende diretamente do formato que se pretende manter o cache.

Att,

Catunda.