[GTER] Oracle Compra Sun e leva MySQL

Hilton Garcia Fernandes fernandesh at yahoo.com
Sat Jan 2 13:49:05 -02 2010

Prezado Jean,

a MySQL deve lá ter seu valor de mercado. Afinal, a SUN comprou-a por uns bons bilhões de dólares. E esse valor deve ter se somado aos outros valores da SUN, para que a

Talvez a Oracle veja o MySQL como um entry-level para seus bancos mais poderosos (e caros); talvez passe a desenvolver ferramentas para migração.

Mas ela com certeza sabe que o conjunto LAMP tem tanto peso na Web hoje que se ela pensar em parar com o MySQL, vai surgir muita gente para retomar o desenvolvimento do MySQL -- lembremo-nos de que ele tem todo (ou pelo menos a maior parte) de seu código como Software Livre.

Caso ocorra uma ameça real ao MySQL, entidades como a ODBA, Open Database Alliance (basicamente de apoio ao MySQL), em
http://odba.org/

vão se levantar e assumir o desenvolvimento do código MySQL sob licença de Software Livre. Essas entidades não têm a bala na agulha da antiga MySQL, da SUN e da Oracle -- coisas na ordem de bilhões de dólares.

Tendo dito isso, o seguro morreu de velho, as corporações são tinhosas e vale a pena toda forma de pressão para garantir que as coisas continuarão interessantes para quem usa LAMP.

Eu mesmo já havia assinado a campanha Save MySQL. E também me inscrevi na ODBA.

Obrigado,
hilton