[GTER] ADSL e DSLAM.

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Sat Feb 20 11:15:30 -02 2010

Em Qui, Fevereiro 18, 2010 7:18 pm, Rogerio Santos escreveu:
> *Huawei ou UTStarcom (NEC)*: ambos são excelentes equipamentos,

a DLINK também tem concentradores PPPoE, AFAIK

> Esqueça os *roteadores *xing-lig: roteador é Cisco ou Juniper.

gerenciei por um ano uma grande rede só com RB1000U e posso
atestar que funciona dentro do esperado para sua faixa de
preço e performance

> A *autenticação* é o fator menos crítico: o serviço consome poucos
> recursos e é usado uma vez para iniciar e outra para finalizar a
> conexão.

freeradius é realmente uma boa opção, ainda mais integrado a
um sistema de controle de provedor

> *Diferenciação de clientes*: dentro de um mesmo DSLAM você pode criar
> grupos de assinantes diferentes (com endereçamento IP, prioridade na
> rede IP, e perfis de acesso (access-lists) diferentes). Basta criar
> VLANs diferentes no DSLAM e tratá-las diferentemente na rede IP.
> Sugiro pelo menos uma VLAN por DSLAM.
>
> *Controle de banda por usuário*: cada porta de usuário no DSLAM pode
> ter um profile de configuração de velocidade (nível 2).

é aqui que mora o perigo. conhece os "upvelox" da vida? eu faria
bridge no dslam e um PPPoE (em mikrotik) logo após ele

[]s, !3runo

--
Provedor Wireless? Visite http://www.cfide.com.br
ALIX, WRAP, Atheros, FlashIDE, Consultoria BGP etc.