[GTER] ADSL e DSLAM.

Felipe S. H. felipi at gmail.com
Fri Feb 19 10:10:32 -02 2010

Em 18 de fevereiro de 2010 14:25, Jeferson Tadeu R. da Silva
<jeferson.silva at tecnoasp.com.br> escreveu:
[...]
>    Quanto as questões técnicas tenho as seguintes dúvidas abaixo:
[...]
>        b) Como será o trafego dos clientes de um mesmo DSLAN? Utilizar VLAN
> ou algum recurso proprietário dos próprios equipamentos?

Creio que será pela camada 3 (IP) apenas.
Alguém completa?

>        c) Qual é a melhor forma de implementar o QoS para controle de banda
> dos clientes? Acredito que o próprio DSLAM já faça isso mas se alguém tive
> uma sugestão seria bem vindo.

Até onde sei, o DSLAM faz o controle de banda a nível físico - no
sinal ADSL. Porém, haverá - na prática - uma banda menor do que aquela
configurada. A perda atinge ~12% em razão do cabeçalho ATM e
encapsulamento PPPoE.

Complementações/correções?