[GTER] ADSL e DSLAM.

Rogerio Santos rogerio.s.souza at gmail.com
Thu Feb 18 20:18:58 -02 2010

Grande Jeferson,
Trabalho há 8 anos com DSLAMs e talvez eu possa te ajudar.
Qual o tamanho da sua base de clientes? Será para provimento Internet ou
para clientes internos?

*Huawei ou UTStarcom (NEC)*: ambos são excelentes equipamentos, têm todas as
funcionalidades necessárias, são escalares, estáveis. As ventoinhas do
UTStarcom faz MUITO barulho. A Huawei tem o costume de ser uma mãe quanto ao
suporte e garantia. A Huawei possui uma infinidade de modelos diferentes.
Alguns fabricantes hoje usam o conceito de multi-serviço com placas VOIP,
IPTV e outras paradinhas no mesmo bastidor (vai ficar bom mesmo quando fizer
café espresso!!!). Um fabricante que trabalha assim é a ZTE.

Esqueça os *roteadores *xing-lig: roteador é Cisco ou Juniper.

A *autenticação* é o fator menos crítico: o serviço consome poucos recursos
e é usado uma vez para iniciar e outra para finalizar a conexão. Tome
cuidado com os bilhetes de autenticação, pois se você for fazer provimento
Internet, é necessário ter os bilhetes armazenados para uma possível
Identificação Judicial. O *PPP *precisa ser encerrado no roteador, com o OK
do radius (use o que você quiser).

*Diferenciação de clientes*: dentro de um mesmo DSLAM você pode criar grupos
de assinantes diferentes (com endereçamento IP, prioridade na rede IP, e
perfis de acesso (access-lists) diferentes). Basta criar VLANs diferentes no
DSLAM e tratá-las diferentemente na rede IP. Sugiro pelo menos uma VLAN por
DSLAM.

*Controle de banda por usuário*: cada porta de usuário no DSLAM pode ter um
profile de configuração de velocidade (nível 2). Dessa forma, você pode
deixar esse controle para o DSLAM. É possível implementar QOS e até mesmo
fazer o DSLAM fazer o papel de nível 3. Porém eu recomendo deixar isso com o
roteador.

Dicas:

   - capriche nas access-lists: usuários adoram fazer uma lambança!
   - Os DSLAMs Ethernet precisam da feature PPPoE-tag que mandam no bilhete
   de autenticação a informação da porta para uma possível identificação
   judicial (como eu disse antes: usuários adoram fazer uma lambança!). As
   polícias pegam pesado nos crimes de Internet. Se você não identificar o
   criminoso é VOCÊ quem vai pra cadeia!
   - Adquira firewalls (ASA ou PIX da Cisco)
   - Tente fazer redundância no Backhaul
   - Monitore o tráfego. O Cacti é uma ótima ferramenta e é FREE
   - Tenha um sistema de coleta de alarmes baseado em SNMP. Monitore tudo:
   temperatura, processamento, memória, ocupação de links.

Acho que é isso...

Se precisar de mais alguma coisa, terei prazer em lhe ajudar no que estiver
no meu alcance!

Grande abraço.

Rogério Santos Souza