[GTER] ADSL e DSLAM.

Jeferson Tadeu R. da Silva jeferson.silva at tecnoasp.com.br
Thu Feb 18 14:25:08 -02 2010

    Estamos nos estruturando para implantar ADSL por aqui, e nesse momento
estou vendo as diferentes soluções e equipamentos disponíveis para tal. E
além disso tenho algumas dúvidas técnicas que gostaria de contar com o apoio
de vocês.
    Quanto aos equipamentos estou vendo com a UTStarcom e Huawei, alguém
teria alguma outra sugestão?
    Nossa estrutura de servidores de e-mail, web, firewall, mysql,
postegresql é em FreeBSD e quanto aos roteadores usamos Mikoritk com a
RB1000U.
    No nosso backhaul utilizamos fibra e Alvarion em modo brigde, e em
nossos PoP's usamos Switch Dell e entregamos o acesso a internet com
FastEthernet.
    Quanto as questões técnicas tenho as seguintes dúvidas abaixo:
        a) Como implementar o recursos do PPPoe? Penso em utilizar
FreeRadius com Mysql em FreeBSD e o PPPoe com o Mikrotk, mas tenho receio
quanto a escalabilidade da plataforma Mikrotik.
        b) Como será o trafego dos clientes de um mesmo DSLAN? Utilizar VLAN
ou algum recurso proprietário dos próprios equipamentos?
        c) Qual é a melhor forma de implementar o QoS para controle de banda
dos clientes? Acredito que o próprio DSLAM já faça isso mas se alguém tive
uma sugestão seria bem vindo.

    Desde já agradeço a todos e muito obrigado pela ajuda.

 Jeferson Tadeu R. da Silva
Gerente Executivo
Fone:    +55 (71) 3616-8401
Celular: +55 (71) 9242-9929

<blocked::blocked::blocked::blocked::blocked::blocked::mailto:jeferson.silva
@tecnoasp.com.br> jeferson.silva at tecnoasp.com.br

TECNOASP – Tecnologia e Serviços de Comunicação LTDA
Av. Antonio Carlos Magalhães, 4362 - Pituba
CEP 41800-700 - Salvador-BA
Fone: +55 (71) 3616-8400
Fax  : +55 (71) 3616-8439

<blocked::blocked::blocked::blocked::blocked::blocked::blocked::http://www.t