[GTER] RES: RES: Trânsito IPv6

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Feb 4 17:46:11 -02 2010

On Thu, 4 Feb 2010, Rodrigo Broilo wrote:

> Desculpe, mas não concordo com a sua posição de "conversa fiada" em relação
> aos custos.
>
> Colocar IPv6 em um ISP (pequeno e médio porte) pode não requerer tanto
> investimento, porém ISPs grandes e/ou operadoras acredito que os custos
> operacionais são bem mais elevados.

quanto? quanto por cento do custo operacional é colocar o IPv6 no ar?
porque ninguém vem a uma reunião do GTER com planilhas de custos para
mostrar realmente quanto custa por o v6 para rodar em uma operadora e em
um provedor? porque enquanto o papo fica só no qualitativo não se pode
argumentar para valer. tem que parar com essa mistificação de que IPv6 é
coisa de outro mundo. por que para a Global Crossing e para a Algar/CTBC é
perfeitamente viável a ponto de darem isso ao cliente sem custo adicional
enquanto para outras a coisa só será implantada nas calendas gregas, se
não chover? alguém aí pode fazer o favor de por os i's debaixo dos pingos
(ou seria o contrário?)

> Não basta colocar IPv6 nas bordas de rede ou core da rede... Existem vários
> elementos que precisam suportar e invariavelmente necessitarão de upgrade de
> hardware/software. Tem muito router (principalmente Edge Router) que faz o
> trabalho por software (v6) e/ou não suporta toda especificação do protocolo.

até parece que "toda a especificação do protocolo" é coisa de outro mundo.
não é. é tão complicado quanto o v4, em certos aspectos até menos, p.ex.
não ter campo de checksum. Cisco suporta essa coisa desde o IOS-12.0 e não
lembro de ter que pagar nada além da licença de IP para ter o v6. (alguém
me corrija se estiver enganado).

> Lembrando também que eles precisam suportar isso, desde a equipe que atende
> os clientes no telefone até a engenharia, cursos, documentação... Tudo isso
> leva tempo e toma dinheiro.

o problema é que essa argumentação é eterna. há dez anos é a mesma
ladainha. quanto ao suporte por telefone, eles não sabem nada de v4 mesmo,
também não vão saber de v6, então não muda nada. ;-)

> *PS: Não trabalho em operadora e minha intenção não é defendê-las. E também
> gostaria que Intelig, Oi, Embratel e Telefônica estivessem vendendo trânsito
> v6.

mude para a CTBC ou Global X-ing. quem sabe essas lesmas acordem.

pelo que, como cliente das operadoras, eu posso observar, a questão tem
muito mais a ver com a compreensão do próprio negócio delas. há as que
empurram internet com a barriga, pois ganham muito mais dinheiro com
telefonia e cacarecos tipo x.25, e as que tem internet em seu 'core
business'.