[GTER] RES: Quem vende transito IPv6 no Sur?

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Feb 3 11:24:16 -02 2010

On Wed, 3 Feb 2010, MARLON BORBA wrote:

> Pois e'. Considerei a possibilidade de usar tunelamento, porem, para
> implementa'-lo, terei de comprar transito V6 de um dos meus provedores
> (CTBC ou Embratel). Sao Paulo, dessa forma, transformar-se-ia em "porta
> de saida" IPv6 para toda a Justica.

a CTBC vende trânsito V6 e não cobra nada a mais por isso se estiver no
mesmo pacote do v4. 'pas de problème'. não creio que seja um grande
problema SP ser porta de saída V6, pois quando o tráfego de v6 aumentar,
provavelmente as outras portas de saída já estarão oferecendo v6 nativo.

resolva o problema do ovo-e-galinha botando um ovo!

> Pelo que entendi do curso do NIC.BR, para clientes atras de NAT
> (realidade da Justica Federal brasileira) o metodo recomendado e' o
> Teredo. Eta troco complicado, so!

eu deixaria o v4 atrás de NAT mesmo e o v6 nativo, com configuração
automática para os clientes. imagino que vocês tenham bloco de endereços
v6 próprio.

mas atenção, seja com teredo ou v6 nativo, você tem que configurar seus
firewalls para v6 também!