[GTER] Questões de roteamento para implantação de AS

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Thu Dec 2 04:40:41 -02 2010

Juliano,

em caso de CDNs uma coisa que é muito observada é o chamado
hot-potato. Mas considerando o diâmetro da sua rede, inicialmente você
não precisa trabalhar este conceito pois até aonde é possível deduzir
isto, os roteadores estão localizados geograficamente no mesmo lugar.

Com isto, a diversificação dos roteadores se explica em distribuição
de carga e redundância de equipamentos. Por outro lado o seu custo
sobe um pouco com isto.

Mas olhando tecnicamente para o seu caso, o seu pico de tráfego será
algo em torno de 1.5Gbps saindo da sua rede, eu optaria por uma
topologia em triangulo, aonde em duas extremidades você coloca os
links e na outra você coloca o seu farm de servidores. Os três
roteadores possuem full-mesh iBGP entre eles.

A razão do triângulo é que isto lhe permitirá utilizar eBGP multipath
para o tráfego sainte, isto é, você poderá se beneficiar de uma das
funcionalidades do BGP para fazer balanceamento no tráfego que sai da
sua rede.

Evoluindo um pouco mais este cenário, eu optaria por 4 links de
upstream: ex.: 2x 500Mbps Operadora A e 2x 500 Mbps Operadora B. Ainda
solicitaria que o last-mile e o roteador de borda na operadora sejam
diferentes para cada um dos links.

dica: confirme que o roteador que você irá utilizar suporta eBGP
multipath. Cisco e Juniper suportam desde um bom tempo atras. Os
demais eu não tenho certeza.

[]s
./diogo -montagner