[GTER] Alterando Respostas de DNS

IPTelligent SysOp sysop at iptelligent.com
Fri Aug 27 11:25:44 -03 2010

Marlon,

Pior, isso vai gerar a fúria total e completa de usuários domésticos. Olha algumas das possíveis conseqüências:

- "O provedor está me espionando, ou estão fazendo escuta clandestina na minha conexão internet, porque estão alterando as respostas de DNS para passar pelos servidores deles antes, e tem alguém fiscalizando e vendo todo o conteúdo que acesso". - Resultado: Processo e polícia e mesmo apreensão de equipamentos
- "O provedor está fazendo isso para fazer QoS e assim matando a neutralidade da rede ou querendo salvar centavos na conexão internacional, ou está ganhando dinheiro de alguns sites para acelerar o conteúdo destes enquanto atrasa o dos outros"
- Serão feitas várias alusões ao "Grande Firewall da China" e respectivos debates sobre liberdades civis e de acesso à rede.

Essa discussão mesmo me lembrou de um ou dois anos atrás quando até então os servidors de DNS do Velox/Telemar/Oi faziam proxy transparente de DNS e sempre te passavam uma resposta "viciada" em cache que podia estar com 24-48h de "atraso". Muitíssimo comum de fazerem isso, eu sempre usei meus registros e zonas com TTL 300 (5 minutos), e mesmo assim após alterar um registro na zona de DNS (por exemplo, troca de servidor de um site para uma máquina melhor), o maldito DNS da Telemar ainda ficava respondendo o IP antigo por um ou dois dias (e eu tinha certeza porque tenho Velox em casa), atraindo a raiva total do meu usuário final - enquanto quem estava na Telefônica por exemplo via as respostas novas direitinho em 5-10 minutos. Depois em algum período do ano passado a Telemar acabou com essa prática abjeta e passaram a responder o DNS como se deve.

Sugiro que, antes de fazer tais alterações, apresentem as mesmas a um advogado (especializado), para que dêem um parecer jurídico sobre a coisa (ou mesmo apresente a algum geek de plantão destes que fazem Open Source e Net Neutrality Evangelism), antes de implementar apenas pelo aspecto técnico. Algumas decisões técnicas que podem parecer lógicas, são juridicamente desprezíveis por séries de outros motivos não-técnicos.

[]s
Rafael Cresci