[GTER] Alterando Respostas de DNS

Rubens Marins Schner rubens.marins at gmail.com
Thu Aug 26 16:37:47 -03 2010

> Pessoalmente não sou favorável a esse tipo de "hack" porque ele
> "quebra" o comportamento-padrão dos servidores DNS; além disso, vejo um
> inconveniente que é o fato de um cliente reter em "cache" o endereço IP
> do seu servidor por muito tempo, e após o retorno do serviço tentar
> conectar-se ao "site" original e não o encontrar. Acho que esse tipo de
> comportamento deve ser feito por meio de um "proxy" transparente.

Senhores,

Vejo que a alteração de resposta DNS é um assunto delicado. Mas
gostaria de enfatizar que ela é o primeiro passo para o problema
proposto. Um proxy transparente ou NAT não irá funcionar sem um DNS
primeiro respondendo as consultas, e como neste caso, não há
conectividade á internet, é preciso "simular" as respostas de DNS,
assim o navegador do cliente irá tentar abrir o site e poderá ver uma
mensagem de aviso no lugar do site. Sem a resposta "forjada" do DNS, o
browser para ali mesmo, dando uma resposta do Tipo "Servidor Não
Encontrado".

Eu sei que isso não funcionará sempre, e não funcionará em todos os
casos, mas num universo de milhares de acessos domésticos, se pelo
menos uns 40% deles virem  a mensagem e com isso saberem que a
internet esta fora, já considero um grande avanço.E lembrando que isso
é para ser usado somente em caso de queda Total ( neste ano já tive
umas 6,7 quedas deste tipo, com tempo de 1 a 3 horas).

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas