[GTER] Alterando Respostas de DNS

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Aug 26 09:46:41 -03 2010

On Wed, 25 Aug 2010, Rubens Marins Schner wrote:

> Na minha região não é raro termos problemas de conectividade TOTAL à
> internet, seja pela conhecida história de fibra rompida, ou por
> qualquer outro motivo.
> Assim fui designado para fazer um sistema que avise os clientes do
> problema, desafogando o call center, além do que, quando ficamos sem
> acesso, ás vezes ficamos sem 0800 :(.

shit happens...

> O problema maior creio que esta no DNS, já que não tem internet, não
> há resposta e o navegador nem tenta acessar nada, assim vi que a
> solução provável é fazer um hack em cima do dnsmasq/bind para
> responder qualquer coisa apontando para um servidor web meu, e lá fica
> fácil de transformar qualquer GET que venha apontando para uma pagina
> de avisos. Acredito que foi mais ou menos isso que alguns provedores
> (OI/Velox) fizeram com os DNS respondendo consultas invalidas para uma
> pagina de pesquisa.

aí eu discordo completamente. o DNS não tem muito a ver com a história e
pode trazer resultados muito confusos, graças a caches locais. além disso
você toma por certo que o usuário está navegando na web, o que pode estar
longe da verdade.

por outro lado me ocorreu que você pode usar o NAT, algo como o DNAT do
iptables do Linux, para desviar uma determinada porta para um servidor que
provê a explicação. esse mesmo tipo de desvio é super comum quando se usa
o Squid como proxy/cache.