[GTER] Alterando Respostas de DNS

Rubens Marins Schner rubens.marins at gmail.com
Wed Aug 25 17:58:05 -03 2010

Caros,

Na minha região não é raro termos problemas de conectividade TOTAL à
internet, seja pela conhecida história de fibra rompida, ou por
qualquer outro motivo.
Assim fui designado para fazer um sistema que avise os clientes do
problema, desafogando o call center, além do que, quando ficamos sem
acesso, ás vezes ficamos sem 0800 :(.

O problema maior creio que esta no DNS, já que não tem internet, não
há resposta e o navegador nem tenta acessar nada, assim vi que a
solução provável é fazer um hack em cima do dnsmasq/bind para
responder qualquer coisa apontando para um servidor web meu, e lá fica
fácil de transformar qualquer GET que venha apontando para uma pagina
de avisos. Acredito que foi mais ou menos isso que alguns provedores
(OI/Velox) fizeram com os DNS respondendo consultas invalidas para uma
pagina de pesquisa.

Então antes de eu começar o hack, gostaria de saber se alguém conhece
alguma opção em algum servidor de DNS ( que rode em Linux) , que
permita fazer isso, responder tudo para um mesmo IP. ( Ou script,
iptables/iproute2 voodo , perl qualquer coisa é bem vinda).

Desde já agradeço pelas opiniões dos colegas,

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas