[GTER] comportamento esquisito em rede wireless

Trober trober at trober.com
Tue Aug 10 23:15:17 -03 2010

> Olá Rodrigo.
>
> Resolvi situação semelhante com o uso do dhcdrop[1], disponível no
> ports[2] do FreeBSD.
>
> No blog do Danilo há uma breve descrição[3] do funcionamento.
>
> O primeiro passo é executar periodicamente o dhcdrop (cron) e gerar log
> com o endereço IP e MAC dos outros servidores DHCP do mesmo segmento.
>
> O resto fica fácil.
>
> Saudações,
>
> Trober
>
> [1] http://www.netpatch.ru/dhcdrop.html
> [2] http://www.freebsd.org/cgi/ports.cgi?query=dhcdrop
> [3]
> [...]

Cometi o equívoco de não expor o principal propósito do dhcdrop.

O dhcdrop não só localiza outros servidores DHCP no mesmo barramento, mas
também consegue neutralizar a ação de cada servidor DHCP. Ou seja, só o
servidor DHCP legítimo (a sua escolha) que responderá requisições.

Em um recente caso, no cenário não se conseguia usar endereçamento
automático nas estações por ter sete access points na mesma rede, todos em
bridge e com serviço de DHCP habilitado.

Usei o dhcpdrop, que neutralizou a ação de todos os servidores, permitindo
que no barramento inteiro fosse visto apenas um servidor legítimo de DHCP,
e os sete demais neutralizados. Com isso, foi resolvido o problema da
atribuição de endereços, deixando as estações totalmente com
endereçamentos automáticos e funcionais, enquanto gradativamente cada
access point era reconfigurado de forma adequada, sem qualquer efeito
desastroso (atribuição de IP) às estações.

Resumindo, usar um cliente de DCHP para localizar o servidor respectivo à
entrega da atribuição, apenas mostrará um dos _culpados_ de cada vez
(nesse caso, sete, um de cada vez), deixando as estações inoperantes até a
resolução total do problema (que pode levar horas ou dias em redes sem
qualquer tipo de documentação). Já o dhcdrop contorna instantaneamente o
problema, deixando a rede operante até a readequação de todos os
equipamentos.

Saudações,

Trober
-