[GTER] comportamento esquisito em rede wireless

Leonardo Mello root.netsec at gmail.com
Tue Aug 10 23:47:07 -03 2010

Castilhos,

Estes AP's trabalham de modo lightweight ou autonomous? Se autonomous:

int f0/10
switchport encapsulation dot1q
switchport mode trunk
switchport nonegotiation
speed 100
duplex full

Se lightweight, canalise as vlans no trunk com o Controller para trafegar,
por exemplo:
dados (50), voz(100) e gerência (150)

int f0/20
switchport encapsulation dot1q
switchport mode trunk
switchport mode trunk allowed vlan 50, 100, 150
switchport nonegotiation
speed 100
duplex full

Seu servidor de DHCP tem o range 192.168.0.0/24 criado? Se sim, é
comunicável para onde você precisa ter acesso?
Particularmente, acho mais interessante criar o escopo de DHCP no switch
mesmo, e criar um escopo em servidores nos casos de exceção.
Se isso já funcionar, tente personalizar seu layer 1 do wireless com base
nas melhores práticas Cisco entrando na interface radio0(B,G) e radio1(a),
setando os canais em 1, 6 e 11 onde os AP's cobrirem a área em formato
circular
                         (1)0     0(6)
                                0(11)

int radio0
channel 1

int radio0
channel 6

int radio0
channel 11

Pode fazer também um troubleshooting no witreshark ou no windump e ver de
quem é o mac do servidor DHCP, aí já vai saber de quem ele pega o IP.

Ok?