[GTER] O "mito" da latência satelital.

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Aug 2 17:57:08 -03 2010

Em 02/08/2010 16:32, MARLON BORBA escreveu:
> a) No que realmente esses "compressores" (em relação aos quais nutro
> uma antiga desconfiança) podem beneficiar conexões de elevada latência,
> se, pela inexistência de meio físico, os dados "comprimidos" trafegam no
> MESMO SINAL DE SATÉLITE!?

     já fiz uso de uma conexão satélite da Embratel uma vez, o StarOne,
produto voltado à usuários domésticos (fazendas e afins).

     a diferença de performance com o software instalado, que eles
chamavam de acelerador, era notada FACILMENTE. Na época o software era
chamado de acelerador .... não creio que fazia nenhum tipo de compressão
como, aparentemente, os de hoje também fazem (daí o nome compressores).

     mas mesmo essa aceleração não faz milagre .... ela ajuda e MUITO,
pela minha pequena experiência com a solução, em tudo que roda sobre
TCP. Todo o restante não vai ter vantagem NENHUMA e vai continuar
sofrendo com a latência proveniente de satélites. Não tem mágica pra
resolver isso ....

     IPSec sobre UDP ou mesmo usando AH e ESP (protocolos 50 e 51), não
se beneficiariam

     alguma VPN sobre UDP .... eu gosto de usar OpenVPN sobre UDP ...
não se beneficiariam

     se quiser usar VPN e ter algum ganho de performance, você
precisaria, obrigatoriamente, usar alguma coisa sobre TCP. O problema é
que encapsular TCP-sobre-TCP tem alguns problemas interessantes, sua
performance pode ter uma queda de performance MUITO grande se o canal
não estiver 100%, perdendo alguns pacotes, por menor que seja a perda.
Leia sobre o tema em:

Why TCP over TCP is a bad idea
http://sites.inka.de/bigred/devel/tcp-tcp.html

> b) A situação da latência é ainda de tal ordem crítica? E, realmente,
> satélite vem a ser, nos dias de hoje, a ÚNICA opção para essas
> localidades distantes?

     sim, os satélites continuam no mesmo lugar de sempre e a velocidade
de propagação de sinal continua a mesma ... a parte terrestre do link
pode até ter melhorado e reduzido a latência terrestre, mas a parte
'satélite' ainda continua e sempre continuará assim. Só vai mudar o dia
que passarmos a usar laser ao invés de ondas eletromagnéticas pra
conversar com os satélites :)

     pra regiões remotas, satélite é e continuará sendo, na maioria das
vezes, a única opção com custo/benefício acessível. Claro que se você
não tiver estrutura física pra te atender, você sempre poderá pagá-la,
em parceria à alguma operadora, pra chegar a rede lá. Mas ai o valor vai
ser astronômico ....

     o satélite, portanto, ao meu ver, vai continuar sendo por muito
tempo a única possibilidade com relativo custo/benefício pra tais
situações. Apesar do custo ser alto, o benefício também é alto, visto
que é a única forma de ter internet lá.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues