[GTER] Restrições em circuitos layer 2

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Apr 23 17:28:01 -03 2010

> O PBB [1] (802.1ah on Provider Backbone Bridges) a que me referi
> resolve esse problema, pois ele é um MAC-in-MAC [2] (MAC Tunneling
> Protocol - MTP) semelhante ao que é feito com QinQ p/ vlans, mas
> parece que só a Cisco implementou isso e é em poucos equipamentos.

Ao contrário, a Cisco é um late-adopter de PBB e sempre se mostrou
bastante renitente a essa tecnologia. Nortel (agora Avaya),
Alcatel-Lucent e Extreme Networks sempre foram mais adeptadas de PBB e
sua evolução PBT.

Suporte a MAC-in-MAC no Extreme XOS acho que já vem de longa data, mas
com certeza está disponível na versão 12.1:
http://www.extremenetworks.com.br/ExtremeXOS.ASP
"Advanced VLAN Services, MAC-in-MAC, PBB-TE – Requires Advanced Edge
License or above (BlackDiamond 10808 + BlackDiamond 12800 series only)
VLAN Translation in vMAN environments vMAN Translation
IEEE 802.1ah/D1.2 Provider Backbone Bridges (PBB)/MAC-in-MAC
IEEE 802.1Qay Provider Backbone Transfer (PBB-TE/PBT) "

Brocade também tem suporte a PBB:
http://www.brocade.com/products-solutions/solutions/ethernet-solutions/service-provider/metro-carrier-ethernet/index.page
"The Brocade NetIron CES 2000 Series allows advanced Layer 2
technologies such as IEEE 802.1ah Provider Backbone Bridges (PBB) or
IEEE 802.1ad Provider Bridges (PB) to be used to extend Carrier
Ethernet services to the edge of a network."

A Alcatel-Lucent tem suporte a PBB no switch ESS 7450 e nos roteadores
77xx. O 7450 ESS-1 é bem pequeno e talvez atenda:
http://www.alcatel-lucent.com/wps/DocumentStreamerServlet?LMSG_CABINET=Docs_and_Resource_Ctr&LMSG_CONTENT_FILE=Data_Sheets/7450_ESS_ds.pdf

Rubens