[GTER] Melhor maneira de mensurar throughput em uma rede WAN

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Fri Sep 4 17:37:43 -03 2009

Ola pessoal,

Eu penso que se o teste é para atestar a performance, o teste então deveria
ser misto entre TCP/UDP/ICMP, com diferentes tamanhos de pacotes, próximo de
uma média de tráfego real.
O objetivo principal de um teste assim não é ver simplesmente quantos Mbps
se consegue passar, e sim quanto se consegue passar com qualidade, sem
aumento de latência nem perda de pacotes. De que adianta passar 32Mbps no
teste sendo que aos 25Mbps começa alta latência e perda de pacotes quando se
coloca o "tráfego real"?

Portanto, na ausência de ferramentas mais precisas, eu costumo medir trafego
via iperf com TCP mesmo, e verificar o máximo que se consegue passar sem
perda de pacotes. Com o resultado do teste, jogo a garantia do enlace de
rádio pra um valor entre 10 e 20% abaixo do resultado do teste, como margem
de segurança.

Vale lembrar que os enlaces de rádio são sensíveis à outros fatores tão
importantes quanto o "Mbps", ex: quantidade de pacotes por segundo, chuva,
neblina, tempestades, inteferências constantes ou ocasionais, pequenas
movimentações da torre/antena por causa do vento....

Pra mim o throughput mais "honesto" é encontrado nos testes baseados
próximos do "pior caso". O que se consegue a partir daí é lucro.

Obs: minha experiencia se limita a enlaces de rádio de baixo custo, em
frequencia livre.

[]'s
Alfredo