[GTER] Multihoming com CTBC e Embratel

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Wed Sep 2 14:46:04 -03 2009

> Bruno,
>
> Não entendi o que você quis dizer com os dois estarem no mesmo endereço.

No mesmo endereço FISICO, no mesmo escritório por ex.

> Quanto a no-export, bom, utilizar ele e deixar de anunciar um bloco
> que não quero que seja utilizado em um AS, pra mim dá no mesmo. Não
> opto por essa solução.

Tem communities especificas que você precisa pegar com a operadora
para saber e poder usar quando necessitar

> Os links podem sim ser ligados via LAN. Existe uma distância
> geográfica enorme entre as bordas CTBC e Embratel. Por isso
> pensei em utilizar túnel mesmo dentro dessa LAN.

se puder fazer IP sem tunel, é melhor, porque é uma camada
a menos para injetar problemas

> Sua solução de IBGP, pelo que entendi, é para fazer as duas pontas
> conhecerem a localização dos IPs? Isso já acontece, a rede inteira
> utiliza OSPF:
>
> AS_CTBC --- Rede LAN OSPF --- AS_EMBT
>
> Note que os extremos se ligam pela rede LAN com OSPF.

se a resposta com IP da EBT chega no AS_CTBC com destino ao
outro lado, se usa OSPF por que a resposta não está indo ao
local correto??

> Os -roteadores- (Mikrotiks) estão na mesma rede sim e se comunicam. No
> entando, um cliente sai da LAN utilizando o EMBT e volta pelo CTBC (às
> vezes) e quando isso acontece o site não abre, fica aguardando
> eternamente. Para outros sites funciona perfeitamente, skype, gtalk,
> sip, também funcionam.

eu tinha entendido quando você escreveu da primeira vez. na hora
que acontece isso. já rodou torch no roteador com a CTBC para
ver se o pacote chega e por que ele nao vai pela LAN até o
outro roteador?

> Só lembrando que não tem roteador nem linux nessa arquitetura que
> mostrei, apenas Mikrotik.

eu rodo mikrotik em iBGP com distancia geográfica enorme
(sobre rede MPLS de operadora e sobre LAN2LAN) e nunca
enfrentei um problema desse tipo, e olhe que meu iBGP
full mesh tá quase no tamanho de instalar RRs...

se me permite deveria rodar iBGP entre os dois BGP e
OSPF apenas com sua rede interna

[]s, !3runo Cabral