[GTER] RES: [OFF] Routerboard

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sat Oct 31 10:08:12 -02 2009

> É melhor você utilizar os termos corretos então da próxima vez.  Não temos
> como saber o que você "quis dizer", só o que você escreveu realmente.

Okay... mea culpa... tentarei ser mais claro nas próximas mensagens.

> Eu sugiro que você pesquise mais à respeito.  O "Linux" não permite ou
> deixa de permitir.  A GPLv2 proíbe categoricamente a distribuição do tal
> módulo binário se o módulo for considerado um trabalho derivado e não se
> aplica se não for um trabalho derivado.
>
> E o julgamento se um trabalho é derivado ou não é na maioria das vezes bem
> complexo, problema da justiça e não do técnico, e cada caso é um caso.

A GPL não proíbe modulos binários... Qualquer software que não esteja
estaticamente linkado com o software GPL original (kernel nesse caso) pode
ser distribuido exclusivamente em formato binário.

Por exemplo o controle de banda com "burst" da microtik (exemplo para nossa
thread original)... A não ser que se prove que a microtik fez esse código
extendendo algum código do linux (trabalho derivado) não é possível exigir
que a microtik publique seu código sob a GPL.

> Os BSDs respeitam as licenças, e não chegam nem perto de situações de
> risco com a GPL tentando misturar código BSD com código sob a GPL, e
> depois distribuir como BSD.
>
> Onde você quer chegar com esse comentário?

Que é bem comum os BSDs reescrever (do zero) aplicações já existentes sob a
GPL. Eu me lembro de ter visto recomendações para desenvolvedores que
queiram fazer isso, mas infelizmente não encontrei o link aqui.

Para finalizar essa discussão (a GPL é trabalho de e para advogados e essa
realmente não é minha praia):

In addition, since the BSD license does not come with the legal complexity
of the GPL or LGPL licenses, it allows developers and companies to spend
their time creating and promoting good code rather than worrying if that
code violates licensing.

Paragrafo extraido de:
http://www.freebsd.org/doc/en/articles/bsdl-gpl/article.html

E recomendo pelo menos a leitura da seguinte parte (dada a boa simplificação
do que é basicamente permitido e proibido pela GPL):
http://www.freebsd.org/doc/en/articles/bsdl-gpl/article.html#ORIGINS-GPL (o
ultimo paragrafo é bem interessante.. :D)

Happy weekend hacks pra vocês, minha RB me chama...

/me detached
Luiz