[GTER] RES: [OFF] Routerboard

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Oct 30 15:51:02 -02 2009

Luiz Otavio O Souza wrote:
> Entenda, o que eu quis dizer é que você pode criar "trabalhos novos" - e
> não derivados -  (se você prefere assim) num sistema licenciado sob a
> GPL (como no caso do linux) e não liberar o código fonte do seu
> trabalho, ainda que seu trabalho seja um modulo do kernel.

É melhor você utilizar os termos corretos então da próxima vez.  Não
temos como saber o que você "quis dizer", só o que você escreveu realmente.

> Não precisa nem procurar muito, o linux permitia (ou ainda permite) o
> uso de binarios no kernel para cobrir areas não desenvolvidas...

Eu sugiro que você pesquise mais à respeito.  O "Linux" não permite ou
deixa de permitir.  A GPLv2 proíbe categoricamente a distribuição do tal
módulo binário se o módulo for considerado um trabalho derivado e não se
aplica se não for um trabalho derivado.

E o julgamento se um trabalho é derivado ou não é na maioria das vezes
bem complexo, problema da justiça e não do técnico, e cada caso é um caso.

> Aprenda sobre como os BSDs fazem para ficar livre da GPL e você verá que
> é bem mais simples do que parece, não se deixe enganar pela utopia do
> Stallman.

Os BSDs respeitam as licenças, e não chegam nem perto de situações de
risco com a GPL tentando misturar código BSD com código sob a GPL, e
depois distribuir como BSD.

Onde você quer chegar com esse comentário?

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.