[GTER] cabos de rede soldados

Alex Robertson agr.listas at gmail.com
Fri Oct 30 18:06:23 -02 2009

> a limitação a 100m não é tanto por conta de atenuação, mas por causa de
> dispersão, isto é, como o meio tem índice de refração diferente para
> diferentes comprimentos de onda, uma onda que sai quadrada de um lado não
> chega quadrada do outro.

Ops. Acho que pouco mais de 100m (2x, 3x, 4x) é pouco para que o
efeito da dispersão impossibilite o reconhecimento da informação na
outra ponta.
A limitação não é física, mas é imposta pelo protocolo para lidar com colisões.
É para que todos em um hub (eu disse HUB; switch não) "ouçam" o "jam"
quando ocorria a colisão (duas placas enviando dados ao mesmo tempo) e
assim aguardam o tempo aletório para reenviar os dados.
Com os switches não tem este problema já que o domínio de colisão é
apenas entre uma máquina e o switch.

Quanto a gambiarra, que atire a primeira pedra quem nunca fez uma! :-)

[]s
--
Alex G Robertson
- RJ -