[GTER] cabos de rede soldados

Ricardo Tavares curupas at gmail.com
Fri Oct 30 12:13:35 -02 2009

Não é correto se utilizar soldas em nenhum condutor de sinais digitais de
alta frequência porque os pontos de solda criam um efeito
capacitivo/indutivo que deforma a forma da onda, atenua e por vezes cria
reflexão do sinal em direção ao origem, em sinais analógicos e de baixa
frequência essa restrição não é tão forte.

Os cabos utp foram pensados para conduzir telefonia e rede originalmente
para se aproveitar a infra-estrutura mas na prática raramente vi isso. O
trançado nos mesmos e o código de cores da norma visa reduzir x-talking e
interferência de sinais.

Abraços,
Ricardo.