[GTER] cabos de rede soldados

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Thu Oct 29 17:14:32 -02 2009

O senso comum diz que não devemos fazer "gambiarras", mas nada impede que
uma solução considerada "criativa" seja melhor do que a solução considerada
"correta". Muitas invenções provavelmente partiram de soluções que muitos
considerariam "gambiarra". Existem soluções alternativas que funcionam
melhor e com muito mais seguranca do que as soluções originais.

No caso comentado, alguém com conhecimentos na área de cabeamento, elétrica
ou física poderia nos esclarecer melhor....

- Qual a chance de mal contato e oxidação em uma emenda soldada e em uma
emenda com conectores?
- Até que ponto a mudança no trançado influi na performance/taxa de erros em
uma rede 100mbps e em uma rede 1Gbps?
- Até que ponto uma emenda (que provavelmente tambem influi no trançada
influi na performance e taxa de erros?

->> Alguém que tenha algum testador como os da fluke poderia realizar com
gentileza a seguinte experiência e postar os resultados do fluke?
       - realizar medições com um cabo completo de 100 metros (por exemplo),
com 2 conectores;
       - realizar medições com o cabo dividido em 2 (50mts + 50mts), com 4
conectores e _emenda_ comum;
       - realizar medições com o cabo dividido em 2 (50mts + 50mts)
emendados com _solda_ comum.

Com estes testes poderemos tirar conclusões menos precipitadas à respeito
das gambiarras...... temos que provar se a gambiarra, mesmo talvez mudando
as caracteristicas do circuito, influa e de alguma forma à respeito
disso.... posso ter pesquisado mal, mas nunca vi testes à respeito.

[]'s
Alfredo