[GTER] cabos de rede soldados

Emiliano Martins emiliano.martins at ik1.com.br
Thu Oct 29 12:23:34 -02 2009

Carlos,

Tecnicamente falando, não devemos soldar cabos de rede, pois o trançado do
cabo UTP tem um porque, e os conectores que respeitam as normas técnicas são
construídos para se manter esse padrão.

O trançado é construído assim para se respeitar as induções eletromagnéticas
entre os pares. Concordo que hoje, com a qualidade dos equipamentos as
induções não atrapalham tanto quanto no passado aonde um cabo montado sem
semguir o padrão de cores não conseguia trafegar dados a mais de 10Mbps,
mesmo se usando placas de 100BaseT.

Em uma rede com pouco tráfego uma solda no cabo não seria percebida, mas se
aumentarmos o tráfego de dados por esse cabo, podemos ter perdas de pacotes
significativas.

Agora, existe uma norma, segue quem tem juízo... Se esse cara um dia
resolver certificar a rede dele, vai perder dinheiro e ter que refazer o
cabeamento...

Emiliano Martins
iK1 Tecnologia Ltda