[GTER] RES: Monitoramento e Gateway SMS
Amaro Bruschi (Ciashop)
amaro at ciashop.com.br
Thu Oct 22 14:07:08 -02 2009
Uso a VIVO para o envio de alertas SMS, normalmente.
Amaro Bruschi
Gerente de Infraestrutura
( (41) 3016-5155
( (11) 4062-1055
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( 0800 601 1055
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-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de José Luiz - Elite Automação
Enviada em: quinta-feira, 22 de outubro de 2009 11:22
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] Monitoramento e Gateway SMS
Bom dia Pessoal.
Estive lendo os topicos do ultimo mes e notei que o monitoramento ainda e um problema.
Abaixo os pros e contras dos sistemas que trabalhamos.
Gateway SMS - funciona bem, é rápido, temos parceria com uma empresa que fornece um gateway que converte mail para SMS, permite planos pós pagos que garante que não vai estar sem crédito quando um problema acontecer, é muiti-operadora logo não depender exclusivamente da rede de uma única empresa. Contras: Depende de seu servidor de email para enviar a mensagens até a central remota embora exista plugins para outros softwares como o Nagios, mas sempre os dados vão passar por sua rede que se estiver interrompida você terá problemas para receber essas informações.
Modem GSM - É uma boa solução pois permite o envio direto através da rede GSM dessa forma problemas mais graves de rede podem ser notificados mesmo em caso de interrupções, esses modem utilizam comandos AT facilitando a criação de scripts, tem um custo reduzido, permite o uso de chip de qualquer operadora (exceto vivo) com planos pós pagos dando a garantia de que vai ter crédito quanto o problema acontecer, não depende de "esquemas" para a operadora aceitar o envio de SMS via web, é bidirecional, podendo ser criado um script de resposta para parar o envio das mensagens.
Contras: depende do sinal da empresa na região (embora a antena seja destacável e possa ser colocado uma antena remota), é mono empresa, só permite um chip de operadora, o tempo para o recebimento do email pode variar pode depende da rede da operadora de celular.
Gerenciamento humano: Através da rede pode se usar programas de monitoramento que geram mensagens no padrão Syslog ou por protocolos específicos como SNMP. Contras: depende da presença e atenção de uma pessoa, embora possam ser criados scripts que enviem os dados para vários operadores e aguardem aceitação (leitura) para parar de enviar as mensagens.
Alertas por email: tem as mesmas vantagens e desvantagens do gerenciamento humano porém permite que o email seja enviado para qualquer lugar do mundo utilizando um cliente de email padrão.
Esses seriam os metodos mais comuns.
Nós temos alguma experiencia nos itens acima e podemos ajudar se alguém desejar.
Att.
José Luiz Vieira
Diretor Técnico
Cel. 011 95421185
Tel. 011 42018800
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