[GTER] RES: Monitoramento e Gateway SMS

Amaro Bruschi (Ciashop) amaro at ciashop.com.br
Thu Oct 22 14:07:08 -02 2009


Uso a VIVO para o envio de alertas SMS, normalmente. 



 
Amaro Bruschi
Gerente de Infraestrutura 
 
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-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de José Luiz - Elite Automação
Enviada em: quinta-feira, 22 de outubro de 2009 11:22
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] Monitoramento e Gateway SMS

 Bom dia Pessoal.

 Estive lendo os topicos do ultimo mes e notei que o monitoramento ainda e um  problema.

 Abaixo os pros e contras dos sistemas que trabalhamos.

 Gateway SMS - funciona bem, é rápido, temos parceria com uma empresa que  fornece um gateway que converte mail para SMS, permite planos pós pagos que  garante que não vai estar sem crédito quando um problema acontecer, é  muiti-operadora logo não depender exclusivamente da rede de uma única  empresa. Contras: Depende de seu servidor de email para enviar a mensagens  até a central remota embora exista plugins para outros softwares como o  Nagios, mas sempre os dados vão passar por sua rede que se estiver  interrompida você terá problemas para receber essas informações.

 Modem GSM - É uma boa solução pois permite o envio direto através da rede  GSM dessa forma problemas mais graves de rede podem ser notificados mesmo em  caso de interrupções, esses modem utilizam comandos AT facilitando a criação  de scripts, tem um custo reduzido, permite o uso de chip de qualquer  operadora (exceto vivo) com planos pós pagos dando a garantia de que vai ter  crédito quanto o problema acontecer, não depende de "esquemas" para a  operadora aceitar o envio de SMS via web, é bidirecional, podendo ser criado  um script de resposta para parar o envio das mensagens.
 Contras: depende do sinal da empresa na região (embora a antena seja  destacável e possa ser colocado uma antena remota), é mono empresa, só  permite um chip de operadora, o tempo para o recebimento do email pode  variar pode depende da rede da operadora de celular.

 Gerenciamento humano: Através da rede pode se usar programas de  monitoramento que geram mensagens no padrão Syslog ou por protocolos  específicos como SNMP. Contras: depende da presença e atenção de uma pessoa,  embora possam ser criados scripts que enviem os dados para vários operadores  e aguardem aceitação (leitura) para parar de enviar as mensagens.

 Alertas por email: tem as mesmas vantagens e desvantagens do gerenciamento  humano porém permite que o email seja enviado para qualquer lugar do mundo  utilizando um cliente de email padrão.

 Esses seriam os metodos mais comuns.

 Nós temos alguma experiencia nos itens acima e podemos ajudar se alguém  desejar.

 Att.

 José Luiz Vieira
 Diretor Técnico

 Cel. 011 95421185
 Tel. 011 42018800
 www.eliteautomacao.com.br
 



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