[GTER] RES: RES: RES: Procuro uma solução para monitarento e Alerta

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Thu Oct 22 10:21:43 -02 2009

Nao esta errado, mas o problema eh mais complexo.

O envio de SMS nao utiliza a banda de voz, que é o principal servico
das operadoras,
no que diz respeito tanto na venda ao assinante, como nas obrigações
destas para com
os órgãos de fiscalização (Anatel).

Então, por si só, o SMS é "barato", pois não causa impacto nos canais de voz.

Porém, o envio de SMS onera um pouco o canal de controle, já que é
necessáro realizar
uma consulta dentro da plataforma GSM para localizar o celular do
usuário e, só então,
enviar a mensagem.

Se há uma enxurrada de SMSs, o canal de controle pode ficar saturado, provocando
também falhas no completamento de chamadas. As plataformas GSM evitam
isso implementando uma fila interna.

Quando digo que não há como haver uma garantia de SLA, isso acontece
por um conjunto de fatores:

 - taxa máxima de envio suportado pela plataforma GSM (pode-se pensar nisso como
 uma velocidade máxima "de hardware");
 - fila interna na plataforma;
 - fila, normalmente priorizada, dentro da operadora, mas externa à plataforma;
 - fila na conexão broker/operadora (saída do broker);
 - fila na entrada do broker (saída do cliente/usuário/consumidor);

Com tantas filas, fica muito difícil garantir um SLA. Há alguns
brokers que topam pagar multas em caso de atrasos, mas eles sabem que
é uma jogada estatística e assumem um risco.

Além das filas, há um sério problema, dentro das operadoras
brasileiras. Como elas não produzem tecnologia e, ao mesmo tempo,
estão longe dos centros que produzem tecnologia, as plataformas GSM
normalmente são instaladas pelos seus fabricantes. Isso gera um clima
de "caixa-preta", onde ninguém quer por a mão, com medo de provocar
uma falha catastrófica.