[GTER] RES: RES: RES: Procuro uma solução para monitarento e Alerta

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Oct 21 20:49:09 -02 2009

Andrey, esta solução da itelemigcelular, bem como qualquer "MAIL TO SMS" funciona se:

1 - o SMTP da telemig estiver 100% de conexão com o seu SMTP, o que já coloca variáveis enormes no serviço;
2 - A Rede da Operadora estiver 100% funcional, quem é de MG lembra do dia que ocorreu o "apagão" da VIVO MG, mais de 24horas sem celular;

Creio que para um aviso de "acabou a luz e o nobreak vai desligar em 15min, venha até aqui dar a partida no gerador",  por exemplo, 2minutos de atraso já é péssimo. Ou mesmo um site muito acessado de madrugada, 5minutos offline pode significar perdas enormes.

Já vi também gente colocando nextel na USB e assinando o plano de R$15,00 para SMS ilimitado, mas cai no problema acima, troca de SMS não tem garantia de entrega e nem prazo.

Se é algo crítico, volto a repetir o que já comentei antes e já comentaram também na lista:

A boa e velha linha telefônica ligada em um modem externo voice-capable junto a um "nagios falante".

Aqui todos os técnicos de plantão ficam em casa e em caso de erro o temido  "nagios falante" liga para o celular e até hoje, 100% dos avisos que foram disparados foram recebidos no celular. Melhor ainda, se o técnico não ouviu a ligação, ele insiste até alguém atender.

Para este caso nem usamos ramal, é uma linha fixa direto da rua para o Nagios, eliminando o PABX;

Ah, para o caso do mirim dormir, já pensaram nisto também experimente ativar sons no nagios, aí além dos alertas vermelhos na tela, ele dispara um som. Sò não pode desligar o autofalante hehehe :)