[GTER] PhishingScams bancários

Trober trober at trober.com
Wed Oct 21 11:19:47 -02 2009

Bom-dia a todos.

Mesmo com todo o faturamento que o sistema bancário tem[1], não há
vontade/interesse/conhecimento para implementar tecnologias básicas de
coexistência mínimas na internet.

O jeito é tocar na ferida. Algum órgão gestor/regulador (CGI.br?) poderia
colocar em quarentena todos os domínios de banco que não tenham SPF. Seria
muito feio para o banco (e desesperador para a equipe de marketing) ver
que banco não é tão "TOP 1" (critério duvidoso de certas fundações) como
se dizem ser. (curiosamente todos os bancos são para si "TOP 1", hehe).

Outra forma é montar um ranking de bancos relapsos. Não sei quanto à
legalidade disso, já que essa exposição pode dar problema jurídico. Mas
considerando o risco social/tecnológico existente, acredito que é uma
forma de forçar a corrigirem problemas básicos. Particularmente não vejo
problema, principalmente considerando a relevância da situação. Se até
quebrar patente[2][3] de medicamento foi moleza, quem dirar forçar
instituições bancárias a fazerem o básico/mínimo.

Agora vamos revirar o ego (inflado) dos bancos: Qual será o primeiro banco
a se declarar 100% compliance?

Enfim, meus poucos centavos para a resolução de um problema bilionário.

[1] http://www.feebpr.org.br/lucroban.htm
[2] http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=65647
[3] http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u134976.shtml

Saudações,