[GTER] RES: Procuro uma solução para monitarento e Alerta

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue Oct 20 16:51:56 -02 2009

Vou comentar minha experiência pessoal porque sei que o resultado pode ser
diferente em cada caso: aqui sempre recebemos todas as mensagens, não me
recordo de ter algum caso de atraso na entrega, (exceto quando o
destinatário está offline, porem ele recebe a mensagem em no maximo 5
minutos após ficar online). Algumas vezes acontece de levar 2 minutos para
ser entregue, porém na grande maioria das vezes chega em menos de 5
segundos. Considero este tempo aceitável, ja que o nosso Nagios é programado
para realizar 10 testes de confirmação durante 10 minutos, antes de
notificar que um serviço está com problemas, ou seja, o plantonista toma
conhecimento do problema após 12 minutos, o que é aceitável para o meu caso.
Utilizamos a operadora Oi para enviar e para receber as mensagens (acredito
ser importante que os dois aparelhos sejam da mesma operadora, para reduzir
o risco).
Portanto eu considero o serviço no mínimo "satisfatório" na minha região,
com esta operadora.

[]'s
Alfredo