[GTER] confiabilidade de email

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Oct 20 10:18:21 -02 2009

On Tue, 20 Oct 2009, Marcelo Coelho wrote:

> Acho que o ideal seria criar um script que interpretasse os logs do
> qmail-send e jogasse isso para um MySQL.

ou de qualquer outro MTA. digere-se o log e coloca-se num formato padrão.
daí para frente serve para qualquer MTA.

> E depois, permitir ao cliente, através de uma interface web, consultar estas
> entradas.

meu sócio diria que é muita pérola para pouco porco. considerando que a
grande maioria das mensagens saem e chegam sem problemas, não vejo por que
ser pró ativo neste caso. Em caso de necessidade de consulta, uma bela
grepada no log daria a mesma informação. mas note, o usuário, com QI entre
ostra e poça d'água, mais para este segundo, não sabe o que é Message-ID,
então ele vai procurar por destinatário, assunto, o que critério?

bom,se você acha legal ter uma ferramente assim, sugiro que a escreva e
licencie livremente urbi et orbi e quem achar necessário ou simplesmente
interessante a adote. mas pode ter certeza que o usuário vai ligar
(furioso, eles sempre estão assim) para o suporte antes de ver a tal
interface. a propósito, essa interface poderia ser integrada aos webmails
da vida, de modo que estivesse sempre à mão. e nesse caso a busca poderia
ser mesmo pelo MessageID, devidamente escondida do usuário.

> Além de tornar o serviço mais transparente para o usuário, joga para ele a
> responsabilidade de acompanhar a entrega da mensagem.

don't make me laugh!