[GTER] Gerenciamento SNMP

Márcio de Sousa Pessoa marcio.pessoa at gmail.com
Sun Oct 18 15:28:39 -02 2009

Caro Neimar,

    Recomendo o Nagios para monitoração de seu ambiente. Além de ser muito
simples de trabalhar com ele (tanto para configurar para compreender as
informações geradas), o Nagios possui uma modularidade tão grande que o
torna capaz de monitorar praticamente tudo.

    Certamente de uma forma muito simples irá consiguir coletar as seguintes
informações dos servidores via SNMP:

   - CPU
   - Memória (física e swap)
   - Número de sessões TCP
   - Número de usuários logados
   - Utilização de disco
   - Número de processos em execução
   - etc...

    Dependendo do seu hardware também será possível coletar:

   - Temperatura
   - Velocidade dos FANs

    Informações de aplicações de rede também podem ser facilmente coletadas
pelos serviços que oferecidos por elas:

   - Serviços de terminal (SSH, VNC, RDP(TS))
   - Bancos de dados
   - Sincronismo NTP
   - HTTP, FTP, POP3, SMTP, IMAP, etc...

    Nos equipamentos de conectividade também é bem simples coletar as
sequintes informações:

   - Tráfego
   - Pacotes
   - CRCs
   - CPU, Memória, Temperatura (se esses 3 itens estiverem disponíveis)
   - etc...

    Além deses serviços que podem ser configurados com pouco trabalho outras
monitorações mais sofisticadas podem ser adicionadas com um pouco mais de
conhecimento da ferramenta.
    Tenho desenvolvido um trabalho que já tem rendido bons frutos há mais de
um ano por intermédio da lista Nagios Lab, se tiver interesse em participar
será muito vem vindo:

http://groups.google.com.br/group/nagios-lab/

Cordialmente,

Márcio Pessoa