[GTER] confiabilidade de email
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br
Fri Oct 16 16:42:43 -03 2009
On 16/10/2009, at 16:03, Rubens Kuhl wrote:
> Normalmente é uma aplicação usando recursos das RFCs já existentes mas
> de forma a gerar rastros auditáveis.
> Um exemplo é um prestador de serviços brasileiro chamado comprova.com.
O problema de serviços como este é que é impossível cumprir o que se
promete.
Uma sessão SMTP pode ser concluída com sucesso, código de status "250
ok" e mesmo assim o destinatário não receber a mensagem, porque:
a) ele pode redirecionar a mensagem para outro e-mail, e isso dar pau;
b) o servidor pode ter algum anti-spam ou anti-virus que pode
descartar a mensagem;
c) o usuário pode ter estourado a quota em disco (a maioria dos
servidores de e-mail checam a quota em outra fase, e devolvem a
mensagem);
d) em caso de problemas, até o bounce pode falhar;
e) depois de recebida, uma falha no cliente pop3 do cliente e/ou anti-
virus pode apagar acidentalmente a mensagem;
f) o cliente de e-mails classificou a mensagem como lixo eletrônico e
o usuário nem viu a mensagem;
g) enfim, dá pra fazer uma lista com 200 problemas que podem ocorrer e
que não serão detectados.
Enfim, qualquer serviço deste tipo não poderá afirmar que a mensagem
foi entregue para o usuário. Poderá, no máximo, dizer que a mensagem
foi entregue no servidor de destino.
Seria como mandar um Sedex com A.R. para alguém e só ter como
confirmar se o Sedex chegou até a portaria de um prédio, e não para o
seu devido destinatário.
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