[GTER] confiabilidade de email

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Oct 16 15:54:09 -03 2009

On Fri, 16 Oct 2009, tHiaGo aLencAr wrote:

> o e-mail registrado creio já ser um passo nisso. Muitos escritórios de
> advocacia tem usado pra conseguir a certeza da entrega ou não da mensagem
> crítica ao destinatário, tendo poderemos até jurídicos quando houver a
> confirmação da entrega, em caso de alegação do não recebimento.

o que vem a ser um email registrado? há alguma RFC definindo um mecanismo
SEGURO de confirmação de recebimento? usa-se assinaturas criptográficas
nessa confirmação?

> Mais nunca ouvi falar de nenhum cálculo deste tipo.

eu também não, porisso estou pensando nisto como um bom assunto de
pesquisae tentando elaborar um procedimento de avaliação dessa
probabilidade. o que posso afirmar é que as três fazes (submissão,
transporte e recebimento) são independentes e erros podem ocorrer nas
três. sabemos também que os descartes silenciosos são os piores erros pois
o remetente não fica sabendo que a mensagem não chegou. então, podemos
considerar como falha a mensagem que não chegou e que não produziu
mensagem de erro ou a mensagem de erro não retornou ao remetente original.