[GTER] Roteamento SMTP Terra

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks juliano at cyberweb.com.br
Thu Oct 15 16:31:54 -03 2009

Na realidade os IPs do CIDR 208.84.240.0/21 foram alocados pelo Terra
nos EUA (direto na ARIN), logo, é um IP Internacional.

O traceroute demonstra que os servidores estão nos EUA. É óbvio que
ficam no mesmo IDC onde o Terra Empresas hospeda sites, em Miami.

Por que hospedar o MX nos Estados Unidos? Custo... pode-se ter maquinas
melhores, mais link a um preço menor. Sabe-se que muito do trafego de
e-mails é lixo e é filtrado. No caso, eles optam por filtrar nos EUA. O
mesmo fez a Locaweb. A Plugin, antes de ser comprada pelo UOL, mantinha
MX e POP nos EUA. Por que? Custo.

Marlon, no caso do Terra, o pacote não dá volta, ele está indo pelo
caminho que ele deve ir... o destino é realmente os Estados Unidos.

Por que a Embratel e a Brasil Telecom não se ligam ao ATM do PTT-Metro?
Por que nao tem tecnologia para conter um eventual vazamento de trafego.
Conheço provedores que usam GVT e usam o PTT para trafego entrante
anunciando prefixos mais específicos no PTT do que no "link
comercial"... Com uma boa política de communities, e redes de
PTT/Comercial separadas, isso pode ser barrado, mas tem seu custo. A
Brasil Telecom tinha este mesmo problema quando estava no ATM. Ela não
admite, mas tenho fortes razões para acreditar que este tenha sido um
dos motivos da saída dela do ATM. Resumindo... por que operadoras
grandes nao se ligam aos PTTs? Medo.... medo dos furos.

Juliano