[GTER] Problema ao resolver nomes sob autoridade de ns.igempresas.ig.com.br

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Oct 14 16:12:20 -03 2009

Ajuda, faço esta gambiarra, o problema é quando o cliente quer trocar email, FTP, etc...

Aí complica, não dá para mascarar um MX ou fazer algo assim sob demanda, fica muito complicado.

Sobre a sugestão da WIKI, se o administrador do igempresas e de internet a fora ATUALIZASSEM o bogon conforme a RFC sugere(olha só, não é ideia minha, tem um documento que fala disto), tudo ficaria ótimo.

Melhor ainda, se estes mesmos administradores utilizassem as boas práticas que as RFC's sugerem(mais uma vez, temos um documento respaldando), e usassem contatos de email/telefone funcionais no WHOIS, ao menos conseguiriamos algo.

Talvez a WIKI facilitasse nós que estamos com estes problemas saber quais sites também são afetados e já ter uma resposta pró-ativa frente nossos clientes, mas o problema maior consiste:

O que acontec é que um pseudo administrador de rede põe uma dúzia de regras no firewall, deixa lá congelada por anos e não dá manutenção e prejudica toda a Internet.

Pior ainda, pelo visto também não participam de uma lista expressiva como a GTER, pois por diversas vezes eu e outroas colegas postamos os problemas aqui e nenhum contato da empresa nos contactou em PVT.

Mas ao menos, não é privilégio só daqui, vejo diversos problemas como estes na NANOG e continua tudo indo para o /dev/null.