[GTER] confiabilidade de email

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Oct 6 11:18:57 -03 2009

Renato Frederick wrote:
> Não sei se é a melhor opção, deveria ter um sistema que confirmasse
> quando o SMTP de destino aceitou. Daí ficaria um sistema servidor ->
> servidor. Eu mesmo configuro o meu cliente de email para nunca
> responder confirmação de leitura/exclusão.

Existe, chama-se DSN.  Nem todos os MTAs implementam, e é possível
configurar um MTA que implemente, para ignorar o pedido de DSN para
certas classes (ex: Postfix).

O cliente tem que exigir as classes de DSN que quer receber.  Se não o
fizer, a única que vai receber por padrão é o "aviso final de falha de
entrega".

Não tem autenticação, o que significa que é algo altamente não
confiável, e uma praga para gerar backscatter.

> Pior seria se existisse algo assim, imagine o spammer tendo 100% de
> certeza de quais emails realmente aceitaram o spam, seria prato cheio
> para incomodar mais ainda o usuário, hoje em dia por sorte podemos
> descartar silenciosamente SPAM e deixá-lo na incerteza.

Existe, e é comum estar habilitado.  Nunca ouvi falar de ninguém abusar
isso para coletar endereços.

Olhe os RFC 3885, 3886, 3888, e as referências listadas em cada um deles.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.