[GTER] Global Crossing vs. Peering

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Sun Oct 4 13:11:22 -03 2009

Eu discordo da (resposta para a) pergunta:
"Contrate (X) para sites internacionais e OUTRA para nacionais?"

Em primeiro lugar porque supõe uma exclusão, já citei antes que é
possível fazer uma contratação parcial, usando uma operadora
principalmente para download e outra principalmente para upload e
conseguir um resultado satisfatório:
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2009-August/025647.html

Em segundo lugar nem todo conteúdo de um site, ou sites, são iguais,
por exemplo existem anúncios pesados em flash, cujo tempo de carga não
influencia tanto a percepção de renderização da página, e conteúdo
estático pesado bastante acessado que pode ser feito cache
transparente. Existem ferramentas específicas que permitem fazer esta
diferenciação.

Em terceiro lugar porque existe mais de uma forma de contratar uma
operadora internacional, se você contrata internet vai depender da
conexão desta operadora (no exterior), direto ou indireto, com as
nacionais, se você contrata  transporte você contrata o(s) peering(s)
que melhor lhe interessar, que pode ser uma alternativa caso o
problema de latência/capacidade esteja associado a outros fatores além
da latência Brasil x EUA.

Mas tudo depende do seu volume em relação aos custos relativamente
fixos desta infra-estrutura adicional.