[GTER] confiabilidade de email

"Julião Braga (Pegasus)" jb at RedePegasus.com.br
Sun Oct 4 00:47:55 -03 2009

Ando pensando, também.

Não uso greylist (já usei). Uso as ferramentas tradicionais, combinadas
e, tenho o mesmo esquema instalado em 5 servidores com Postfix. Os
resultados são muito bons. Exceto quando há um alguns ataques
localizados de "spoofing", por exemplo. Nesse caso, algum tempo manual,
resolve o problema, sem muito trabalho. Tem sido assim há uns 5 anos.

Uma tese de Doutorado do INPE (uma aluna do Bannon) abordou uma técnica
chamada Procedência de Dados (Provenance, em inglês). A tese aplica a
técnica em imagens e é bem bolada. Mantendo históricos de alterações
sobre uma imagem original, armazenados em texto, evita a demanda imensa
de armazenamento e consegue reproduzir cada alterações, de novo, em
imagens (a partir da original).

Um bom trabalho, acredito, seria a aplicação de Procedência de Dados nos
servidores de e-mail, com base em ações de clientes. Por exemplo, se não
quero receber mensagens do Danton (que não é o caso, claro! - até porque
ele não responde a meus e-mails ...), reproduzo uma ação via meu cliente
de e-mail (como aquela de mensagens de garantia de recebimento) e os
servidores, nunca mais me enviariam mensagens do Danton. Liquidando o
problema na origem e, não no destino. Se o recurso, entretanto, não
estivesse ativo na origem, então aquele servidor não seria aceito, sob
nenhuma hipótese, por nenhum outro servidor de e-mail. Dessa forma, a
origem, bem itencionada, teria interesse na implementação.
Provavelmente, não seria necessário mudanças nos servidores/clientes.
Bastaria uma funcionalidade externa e acoplada por demanda.

Deveria ser inteligente (pouca coisa), cooperativa e distribuida (a tal
facilidade). Uma variação da proposta do Danton. O conceito de
Procedência de Dados seria equivalente, mesmo, a Procedência de E-mails.
Procedência, na acepção da palavra.

Uma bela tese de mestrado, acredito.

[]s, Julião