[GTER] confiabilidade de email

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Oct 1 12:05:12 -03 2009

aproveitando um gancho do assunto "to greylist or not to greylist, that's the
question" que está rolando nesta lista, pergunto se alguém aí já se deparou com
algum trabalho que avalia a confiabilidade do email?, isto é, quando eu envio
uma mensagem, qual é a probabilidade dela chegar (íntegra) ao destino em um
dado intervalo de tempo? esse tipo de estudo existe para transportes de
objetos, por mar, terra ou ar e tais resultados são usados para, entre outras
coisas, calcular prêmios de seguros.

o transporte de uma mensagem depende de um monte de fatores falíveis,
infraestrutura de comunicações, DNS, agentes de submissão, transporte e
leitura, medidas anti-spam, dentro de um modelo de composição que não é
trivial. penso que seria possível isolar os vários fatores e fazer uma análise
no estilo do MIL-HDBK-217. alguém tem alguma notícia de pesquisa nesta direção?

minha preocupação vem do fato de que pessoas estão confiando ao email missões
críticas, como fechar negócios ou tomar decisões rápidas, em cima de uma
ferramenta que muito possivelmente é muiot mais frágil do que quem nela confia
imagina.