[GTER] Certificação TIA-942 (DC)

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Thu Oct 1 11:40:40 -03 2009

Joao HSLM Silva escreveu:

> Pessoal, encontrei um representante da Uptime Institute no Brasil.
>
> Não existem outras que consigam me validar à luz da TIA-942?
>
> Gostaria de saber da experiencia pessoal de voces. Alguem aqui roda um
> Data Center certificado? Quem certificou?
>
> Agradeço a atenção.

João,

TIA-942 e "Tier" são coisas diferentes. O Uptime Institute não certifica
TIA-942 nem endorsa. Se você quer certificar de acordo com o framework
TIA-942 sugiro a EPI. Tenho contato com o pessoal que certifica no
Brasil, posso te enviar em pvt.

Se você quer certificação com motivação comercial, não precisa se focar
na norma. Se você quer poder dizer "meu Data Center é TIER-2, TIER-3,
etc" provavelmente vai querer o Uptime Institute. Normalmente os grandes
DCs certificam com o Uptime Inst. Mas lembrando, não é sinônimo de
TIA-942, não é o mesmo processo, e se o seu time interno auditou seu
ambiente pra TIA-942 e tudo está nos conformes, é bem provável ainda que
o Uptime Inst dê pau no seu DC pra certificar TIER.

Se quiser tenho um PDF do Uptime Inst que ilustra as diferenças entre
"TIA vs TIER" do ponto de vista deles, que é o "de-facto standard" que
acabou se consolidando.

Portanto avalie se você quer TIA ou TIER adequadamente. Tenho contato
com o pessoal do Uptime Inst tambem, pvt.

Por ultimo sobre ISO 27001 conheco a DNV, que é Norueguesa mas certifica
tambem no BR, tambem a BSi Brasil.

Tenho um trabalho em andamento com a DNV, em ISO/IEC 27001 e ISO/IEC
24762. O trabalho deles é legal, especialmente a diretrizes pos
auditoria. No entanto dizem ser um dos processos mais caros de
certificacao 27001.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.