[GTER] greylist: usar ou n?o usar, eis a quest?o

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Thu Oct 1 09:34:13 -03 2009

concordo com a opnião da maioria, de que o greylist é de fato uma
excelente solução..
e  não penso em desativar o uso dele só por causa da reclamação de alguns...
o benefício é  maior do que os problemas relacionados a um ou outro
atraso na entrega..
de repente, falta reforçar mais com o usuário final sobre esse
benefício..  ;o)

queria só mesmo era ver opnião e trocar uma ideia com vocês..

o  problema maior é que volta e meia me deparo por um caso ou outro mais
extremo, com atraso várias horas ou até dias!!
isso é que gera um desconforto maior (especialmente se quem está
esperando o email é um gerente ou diretor!!) vai explicar para ele que o
problema é no servidor de origem, que está com o temporizador de
retransmissão muito alto , etc... e o cliente/fornecedor sempre vai vir
com a aquela de  "só com vocês é que tenho esse tipo de  problema" ...
posso até criar uma lista-branca e ignorar o greylist para alguns
casos.. mas seria inviável no meu caso mante-la (acho isso depende do
negócio da empresa)

aqui, meu tempo de diálogo tcp na greylist está de 15 segundos...  ou
seja, se cair na primeira  e a segunda tentativa for feita abaixo dos 15
segundos ele rejeita novamente.. num tempo maior que isso ele deixa
passar.. e bd com a  "lista-branca" automática gerada pelo greylist é
mantida por 30 dias (acho que esse valor está de bom tamanho também)

só para informaçao, estou usando qmail + jms-combined-patch  (
http://qmail.jms1.net/patches/combined-details.shtml  ) + jms-jgreylist
( http://qmail.jms1.net/scripts/jgreylist.shtml )

enfim, agradeço a todos pela colaborações, opiniões e comentários !